O corpo afetado: identidade e cultura de consumo em tempos de globalização

PROJETO ÉTICA PARA TODOS

Curso

O corpo afetado: identidade e cultura de consumo em tempos de globalização

Luciane Lucas dos Santos - Pós-doutora em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Integrou o Grupo de Economia Solidária (ECOSOL) do Núcleo de Estudos em Cidadania e Políticas Sociais do CES/UC. Doutorou-se em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Comunicação Social da UERJ.

O programa em questão se divide em seis aulas, cada uma delas buscando debater as transformações experienciadas no corpo com base no fortalecimento de uma cultura de consumo. Partindo dos múltiplos sentidos de corpo no período medieval e na modernidade, procuramos esmiuçar o discurso dominante de corpo no Ocidente contemporâneo, correlacionando-o com as questões de identidade e diferença. No âmbito de uma cultura de consumo, o corpo, como espaço narrativo por excelência, comunica transformações relevantes na experiência de gênero, de classe, bem como na relação cotidiana com o espaço e o tempo. Deste modo, debateremos, nos encontros a seguir, as metamorfoses deste corpo diante dos valores sociais dominantes: como vibra, como sofre, como se condiciona, como faz sofrer. À medida que os modos de pertencimento e diferenciação se consolidam como senhas para a circulação em um mundo cada vez mais global e repetitivo, questões de identidade se firmam e traçam uma geografia implícita da raiva. Nas entrelinhas do discurso inclusivo do consumo e da globalização sócio-econômica, fervilham, muitas vezes, sentimentos de intolerância e recusa do Outro. Identificar como o corpo revela estes e outros sinais, bem como a forma como se insurge contra esta tendência é o objetivo principal destes encontros.

Início: 04 de abril
Duração: 6 encontros semanais
Dias/horários: segundas às 19h30
Local: Espaço Cultura e Lazer Porto Seguro
Rua Guaianazes, 1239 – Campos Elíseos
(próximo às estações de metrô Marechal Deodoro e Santa Cecília)

*As inscrições pelo e-mail inscricao@eticaparatodos.org serão entre os dias 28 e 29 de março.
** Às 19h30 será servido um kit lanche para cada participante. A aula iniciará às 19h45.
*** Os alunos devem se dirigir primeiramente a portaria Porto Seguro (Rua Guaianases, 1238) munidos de documento com foto para retirada do crachá.

Programa
04/04- “O corpo fala”: transformações sócio-políticas e históricas do sentido de corpo
Objetivo: debater as mudanças sócio-políticas e históricas do sentido de corpo, processadas ao longo da modernidade e da sociedade contemporânea, bem como correlacionar estas mudanças com a cultura de consumo e as questões de identidade.

11/04- “Com que pernas eu devo seguir?”: o corpo feminino na cultura de consumo
Objetivo: analisar as transformações que a cultura de consumo produziu na experiência de gênero, debatendo as condicionalidades e os reducionismos implícitos daí resultantes. Ao discutir a identidade feminina, inscrita nos códigos e nas formas do corpo, este encontro pretende refletir também sobre as questões de pertencimento e distinção social, problematizando-as a partir dos conceitos de sexualidade, produtividade e saúde.

18/04- “Ser um homem feminino não fere o meu lado masculino”: a experiência masculina de consumo do homem provedor ao metrossexual
Objetivo: analisar as mudanças nos códigos do masculino a partir das transformações do sentido de família, bem como do papel social do homem na contemporaneidade. Neste encontro, vamos refletir sobre as mudanças no corpo masculino, na indumentária e seus códigos, nos hábitos de consumo e na destinação do dinheiro.

25/04- “Eu tenho, você não tem”: impactos da publicidade e do consumo nos corpos infantis
Objetivo: debater as implicações da cultura midiática e de consumo na experiência da infância e na conformação dos corpos infantis. Interessa-nos analisar as mudanças no cotidiano das crianças, sua adultização precoce e a forma como seus corpos, desde cedo, incorporam modos de interação com a diferença, assimilando, também, condicionalidades relativas ao gênero.

02/05- “Tocar o inacessível chão, é minha lei, é minha questão”: consumo, ascensão social e geopolítica da raiva
Objetivo: analisar as interfaces nem sempre visíveis entre cultura de consumo, globalização e identidades predatórias. Partindo de uma reflexão sobre a disponibilidade espacial de riquezas naturais - petróleo, água, minérios - bem como sobre os conflitos que em torno destas disputas acontecem, buscamos debater questões mais profundas: o discurso da identidade como anteparo de questões econômicas, o medo do Outro e a hostilidade contra corpos que demarcam diferenças, o sentido de civilização e barbárie.

09/05- O amor nos tempos da internet: experiência líquida de afeto e novas sensorialidades do corpo diante das ciberidentidades.
Objetivo: refletir sobre a emergência de novas formas de expressão e vivência da afetividade com a proliferação de redes sociais, serviços de comunicação instantânea, salas de conversa online e sites de relacionamento. Se, por um lado, o espaço “global” multiplica as experiências de comunicação, por outro, assistimos ao declínio progressivo do homem público. Os circuitos e sentidos privados predominam. Neste contexto, interessa-nos observar como se manifesta com mais vigor o amor líquido moderno – aquele em que os laços afetivos são desejados, desde que fluidos o suficiente para não comprometer a experiência da individualidade.

Comentários

  1. Olá Luciane Lucas,
    Posso fazer uma ou duas das aulas somente?

    ResponderExcluir
  2. Xi, o negócio rolou em 2011!!!! Que pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida!

      Risos. Pois é, foi em 2011. Como você, provavelmente, entrou direto no link, não teve como saber de imediato que era post de 2011, quando eu comecei a usar o blog mais frequentemente. Qdo rolar outra coisa parecida, posso te avisar. Qual é o seu email?

      Vc está em SP? No Rio, vou integrar, em maio de 2013, um mesa sobre Comunicação, Cidade e Consumo. Em SP, talvez dê uma ou duas palestras em setembro/outubro.

      Vamos falando!

      Abs,

      Luciane

      Excluir
    2. Ah, e obrigada pelo interesse. Fico contente que o curso tenha chamado sua atenção.

      Um abraço!

      Luciane

      Excluir
  3. Oi,
    foi exatamente isto aque rolou. Eu estou fazendo uma pesquisa sobre violência de gênero e na hora que entrei na página já me empolguei. Depois brochei vendo que foi em 2011. Mas por, por outro lado, muito legal saber que você está no Brasil.Me deixou muito feliz.
    Vou te mandar um email com mais detalhes.
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas