Artigos disponíveis pela primeira vez



Estou disponibilizando aqui, temporariamente, alguns dos meus artigos que foram publicados em livro. Por razões editoriais, posso ter que retirar de circulação em breve. 

O primeiro aborda a relação possível entre a economia solidária e a economia andina (de uma forma ainda muito inicial). O segundo momento deste texto ainda não foi publicado (mas já existe) e nele comparo, efetivamente, os circuitos urbanos de troca no Brasil com os qhathu andinos (feiras urbanas indígenas do Altiplano). 

O segundo artigo fala dos clubes de troca no âmbito da educação para o consumo, abordando a responsabilidade da escola para uma reflexão mais profunda sobre o consumo nos conteúdos programáticos (inclusive em áreas pouco afeitas a esta reflexão como a matemática e a química). Aborda também os contributos do ambiente escolar para um outro modelo de consumo - o consumo solidário. Neste sentido, importa pontuar uma preocupação apresentada no texto: a de que a escola fomente novos modos de per-tencimento e de reconhecimento social. 

O terceiro texto é o mais longo, mas aquele que aborda questões mais profundas sobre o consumo. Neste terceiro artigo, apresento os elementos fundantes da minha teoria - a de que vivemos uma meta-monocultura do consumo. Esta teoria, que desenvolvo desde 2010, se ancora na sociologia das ausências, de Boaventura de Sousa Santos, sobretudo na perspectiva de que vivemos a naturalização de hierarquias entre diferenças. Neste artigo, explico minha teoria em detalhes. Em breve, quando partilhar meu texto apresentado em Londres sobre a relação entre estética e consumo (que não seria possível sem as conversas que tive com Magda Mascarello, do Cefuria), esta teoria ficará mais completa, quando então questiono a universalidade da noção bourdiesiana de distinção social nas práticas de consumo.



Comentários

Postagens mais visitadas