Força Nacional na terra dos Mundurukus: hidrelétrica ou abertura de caminho para mineração?


O debate que evidencia a relação entre a construção de hidrelétricas e os interesses minerários em terras indígenas ainda é fraco, diante do tamanho do problema. A Opinião Pública desconhece em grande parte estas interações e, para isto, tem ajudado muito o de-serviço realizado pela mídia hegemónica convencional. Os argumentos para a construção de hidrelétricas, embalados na velha cantiga do desenvolvimento (agora sustentável?!), não explicitam outros interesses nas terras indígenas, algumas das quais já demarcadas: o ouro, o diamante e outros minérios menos "preciosos" que descansam no subsolo.

No dia 12 de março, a Presidente Dilma Rousseff baixou o decreto n. 7957, alterando um decreto anterior que dizia respeito ao uso da Força Nacional. Com este, fica permitido empregar a Força Nacional para  garantir a realização de laudos técnicos de impacto ambiental, independente da consulta às populações indígenas.Com base nisto, o Ministro das Minas e Energia solicitou, estes dias, a presença da Força Nacional no Estado do Pará, para a realização de EIA-RIMA relativamente à hidrelétrica São Luiz do Tapajós. A hidrelétrica faz parte de uma complexo de cinco - o Complexo Hidrelétrico de Tapajós. Esta é mais uma daquelas situações em que os interesses "nacionais" em questão parecem ser mais amplos e, como direi, mais profundos: os recursos minerais existentes em solos indígenas. Fato é, que, num ato absolutamente autoritário, o Governo Federal permitiu que seguissem para as proximidades das terras dos Munduruku agentes da Força Nacional, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Aérea.

Pode-se entender melhor o que ocorreu em Tapajós se acrescentarmos aos fatos uma constatação: a de que o Brasil vem perdendo participação em minérios estratégicos. Outros elementos também nos podem ajudar a colocar alguma luz sobre a questão no Pará. O ouro tem sido, segundo diz o Plano Nacional de Mineração 2030, o a substância mineral mais procurada no Brasil, "com investimentos para pesquisa mineral da ordem de R$ 580 milhões, entre 2004 e 2008" (p.44). Lembro, neste caso, que o ouro é um dos minerais presentes nas terras dos Mundurukus.

Outro ponto a considerar é que o Governo Brsileiro tem o firme propósito de realizar o mapeamento geológico de todo o território nacional amazônico (100%), reconhecendo que 5% da área que se quer mapear correspondem às terras indígenas. Ou seja, para realizar este mapeamento na sua inteireza (e para que a economia brasileira se beneficie dos recursos existentes nestas terras, que não são poucos), a entrada nos territórios indígenas passa a ser uma prioridade. Um último dado a ter em conta é que o Pará figura como um dos lugares onde há mais investimento em pesquisa mineral. Coincidências?! Bom, vamos ao que diz o PNM 2030 (p. 106):
  
"Quanto aos investimentos em pesquisa mineral nas áreas pioneiras, em termos regionais, empatam as regiões Norte (29%) e Nordeste (30%), sucedidas pelo Sudeste (23%),Centro-Oeste (15%) e Sul (3,0%). A distribuição geográfica desses investimentos concentram-seem cinco Unidades da Federação, as quais responderam, em 2008, por 73% do total: Pará (22%), Minas Gerais (18%), Bahia (18%), Goiás (7,4%) e Mato Grosso (7,3%).Tal comportamento reflete a potencialidade mineral desses estados, com a seguinte participação das principais substâncias nos investimentos:

Pará: alumínio, cobre, ouro e níquel (93,8%);
Bahia: ouro, granito, diamante e manganês (80,3%);
Minas Gerais: granito, diamante, ouro, ferro e zinco (75,5%) e
Goiás: ouro, níquel, zinco, fosfato e cobre (84,2%)".
 
 Para os que se interessam pelo assunto, vale, portanto, uma leitura atenta do Plano de Mineração Nacional 2030. A partir dele, podemos identificar algumas possíveis relações entre terras indígenas, pesquisa mineral e grandes complexos hidrelétricos, supostamente construídos para levar energia aos rincões do Brasil. Isto vale para Belo Monte e também para Tapajós.
 
No caso de Tapajós, é também relevante ter em conta que a Operação Tapajós, como está sendo chamada a entrada em terras mundurukus, não é a primeira intervenção do Estado neste território. Em novembro do ano passado, houve outra operação, a Operação Eldorado (http://terramagazine.terra.com.br/blogdaamazonia/blog/2012/11/27/delegado-da-pf-e-acusado-de-matar-indigena-no-mato-grosso/), em que a  Polícia Federal, sob a alegação de desmantelamento do garimpo ilegal na região, invade as terras dos Munduruku. Fica a pergunta: a questão é desmantelar o garimpo ilegal ou garantir matéria-prima futura para as grandes companhias de mineração?

Abaixo, posto alguns importantes comunicados do CIMI, esclarecendo a Opinião Pública o que tem se passado nas terras dos mundukurus. Segue, também, carta do Povo Munduruku ao Governo e à Justiça do Brasil, além de outras matérias de interesse:

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6781&action=read

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6788&action=read

http://www.cimi.org.br/pub/PA/Munduruku/CartaPovoMunduruku01042013.pdf

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6781&action=read

http://telmadmonteiro.blogspot.pt/2012/09/indios-munduruku-clamam-por-seus.html

http://www.ecofinancas.com/noticias/mato-grosso-descobre-jazida

O Plano Nacional de Mineração 2030 está disponível para consulta em:

http://www.agp.org.br/wp-content/uploads/2011/06/planoNacionalMinera.pdf 


Comentários

  1. Alerta importante! Fiquemos vigilantes, pois essa é -- pelo menos para mim -- uma ângulo novo da questão das HE na Amazônia.
    Parabéns, Lu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Homero,

      Vc sempre me dando importantes feedbacks! Obrigada!

      Sim, há mesmo um nível de risco na relação não-explícita entre estas coisas.

      Os textos da Telma Monteiro são excelentes para evidenciar isto. E os mapas que ela usa... muito indicativos de fumaça!

      Bjs,

      Luciane

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas